Catalisadores Mastra

O conversor catalítico veicular, ou catalisador, é uma peça fundamental na redução dos níveis de poluição produzida por veículos.

O catalisador tem a tarefa de transformar gases nocivos à saúde de pessoas, animais e plantas, em gases inofensivos.

Desde 1997 o uso e a manutenção de catalisadores em veículos de passeio e motos vem sendo obrigatória por lei. A remoção ou uso inoperante do catalisador é passível de multa. Em muitas cidades a Inspeção Veicular exige o seu bom funcionamento

 

      Muito mais que um protetor do meio-ambiente

Além disso, o catalisador é muito mais que um protetor do meio-ambiente, ele também é uma peça importantíssima no sistema de exaustão, pois acima de tudo ele garante a taxa de contrapressão do motor. A retirada do catalisador afeta ainda o funcionamento do modulo do sistema de injeção e principalmente o consume de combustível, que chega a aumentar em até 20%.

100% dos catalisadores Mastra estão em total conformidade homologada pelo Inmetro.

A partir de Janeiro de 2012, os catalisadores também estão sendo aplicados em veículos da Linha Diesel (Pesados), por força da legislação brasileira.

COMO FUNCIONA

O núcleo cerâmico do catalisador é impregnado dos metais preciosos como Ródio, Platina e Paládio. Os gases tóxicos provenientes da combustão do motor reagem quando em contato com os metais preciosos numa reação termoquímica.

A reação que ocorre dentro do catalisador transforma gases tóxicos CO, HC e NOx em compostos não prejudiciais à saúde (CO2 e N2) e água (H2O).

 

Conheça mais:

 

  • Catalisador INMETRO

Desde abril de 2010, todos os conversores catalíticos, ou catalisadores, comercializados no Brasil devem estar homologados pelo INMETRO e devidamente identificados com a logomarca do órgão no corpo do produto.

A Mastra foi a primeira a ter TODA linha homologada pelo INMETRO.

 

  • Catalisador falso

O falso catalisador apresenta diversas configurações, desde um simples tubo que substitui a cápsula, até mesmo a cápsula original oca, sem o miolo cerâmico.

Em qualquer dessas situações a conversão de gases, não ocorre, o nível de ruído assim como o consumo do combustível aumentam. Deixando todo prejuízo com o dono do veículo.

Fique de olho!

 

  • Quando trocar o catalisador

O catalisador original Mastra tem durabilidade de 40.000 km podendo durar mais ou menos dependendo das condições do veículo e da qualidade dos combustíveis utilizados.

Ruídos excessivos, batidas e baixa performace do motor, sugerem problemas no catalisador. Procure um profissional especializado.

Rodar com catalisador vencido é certeza de prejuízos.

 

  • Teste do termômetro

O termômetro é uma ótima ferramenta pois verifica as emissões de gases do veículo todo, fazendo uma análise precisa e imediata somente do catalisador, verificando portanto se o mesmo está em perfeito funcionamento ou não.

 

Poluição causada pelos automóveis

A queima incompleta do combustível no motor resulta na liberação de diversos gases tóxicos na atmosfera como Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Enxofre (SO2), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Hidrocarboneto (HC).

 

Veja os gases que são altamente tóxicos e afetam diretamente a saúde e qualidade de vida das pessoas:

 

a) Hidrocarboneto (HC) – São responsáveis pelo aumento da incidência de câncer no pulmão. Efeitos: irritação nos olhos, nariz, pele e aparelho respiratório.

 

b) Dióxido de nitrogênio (NOx) – Gerado devido à altas temperaturas na câmara de combustão. Pode provocar desconforto respiratório, diminuição da resistência a infecções e alterações celulares.

 

c) Monóxido de carbono (CO) – Liga-se à hemoglobina, substância do sangue que leva o oxigênio às células, diminuindo a oxigenação. Em altas concentrações, em ambiente fechado, pode matar. Efeitos: tonturas, vertigens e alterações do sistema nervoso central. Os mais prejudicados são os doentes cardíacos e portadores de angina crônica.

 

Reações químicas que ocorrem dentro do catalisador automotivo:

a) 2CO + O2 = 2CO2
Monóxido de carbono mais Oxigênio convertidos em Gás carbônico;

b) 2C2H6 + 7O2 = 4CO2 + 6H2O
Hidrocarboneto mais oxigênio convertidos em Gás carbônico e Água;

c) 2NO2 + 4CO = N2 + 4CO2
Dióxido de nitrogênio mais Monóxido de carbono convertidos em Gás nitrogênio e Gás carbônico