Linha Leve

LINHA LEVE

Os Sistemas de exaustão (escapamentos), em condições normais de uso, reduzem a poluição sonora e mantém o bom desempenho do veículo propiciando uma condução segura sem poluir o meio ambiente e poupando o consumo de combustível.


A MASTRA fabrica escapamentos e catalisadores para reposição automotiva das principais montadoras: Volkswagen, Fiat, Ford, GM, Toyota, Mercedes, Renault, Citroen, Honda, Hyundai, Kia, Peugeot, Nissan, Jeep, e Mitsubishi dentre outras.

Em sua linha são mais de 2.100 itens entre escapamentos e catalisadores para a maioria dos modelos da frota circulante de veículos nacionais e importados.

O Sistema de exaustão Automotivo é um conjunto característico fabricado em aço revestido e formado por tubos, abafadores, silenciosos, conversores catalíticos, flexíveis que conduzem os gases produzidos da queima de combustível do motor para fora do veículo e é conhecido popularmente por diversos nomes dependendo da região do país: escapamentos, surdina, descarga ou bojo.

Toda a Linha Leve de Escapamentos Mastra se caracteriza pela sua originalidade em relação a linha genuína de montadora. Isso é possível devido a qualidade e tecnologia envolvidas no processo de desenvolvimento dos produtos através de projetos que priorizam os seguintes requisitos:

Atenuar nível de ruído do motor conforme Resolução CONAMA 418:2009;

Manter a taxa de contrapressão dos gases conforme norma ABNT 16402:2015;

Manter o roteiro original e a intercambiabilidade entre as peças;

Proporcionar durabilidade compatível com o material aplicado na fabricação.

Como funciona?

Sistema de exaustão Automotivo da Linha Leve é formado por quatro partes: Conjunto Dianteiro, Conversor Catalítico ou Catalisador, Conjunto Intermediário e Conjunto Traseiro. Cada montadora de veículo define o projeto do escapamento baseado nesta configuração, adequando os conjuntos e catalisadores aos espaços disponíveis no assoalho do veículo. Por isso o escapamento do Gol, embora tenha a mesma função, não é igual ao escapamento do Palio. Ou seja, cada veículo possui seu próprio projeto de escapamento.

Conjunto Dianteiro:

Constituído por tubos ligados diretamente ao motor, por meio de flanges, pode ter configuração em aço comum, galvanizado ou inoxidável. Fica posicionado antes do catalisador e trabalha em altas temperaturas. Para os veículos com catalisador a MASTRA produz este conjunto em aço inoxidável, pois sua maior resistência contra corrosão evita o entupimento do conversor catalítico.

Conjunto Intermediário:

Constituído principalmente por um elemento de formato axial redondo, oval ou triangular chamado de abafador, também é conhecido como ressonador, se caracteriza por ter uma ou mais câmaras internas para expansão de gases. Sua função é atenuar os ruídos de alta frequência oriundos dos gases da combustão. Nos projetos mais antigos os abafadores eram fabricados com lã de rocha internamente para auxiliar na atenuação de ruído.

Conjunto Traseiro:

Constituído por um elemento de formato axial redondo, oval ou triangular chamado de silencioso que se caracteriza por possuir várias câmaras onde os gases são expandidos para redução do nível de ruído completando a atenuação do conjunto intermediário. O silencioso traseiro é responsável pela atenuação dos ruídos de baixa frequência e fica localizado na parte final do veículo.

Características

Durabilidade:

Os escapamentos MASTRA tem 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação, inclusive corrosão. são produzidos com aço de alta camada de revestimento para resistir contra a corrosão que ataca diretamente as peças do sistema de exaustão levando em consideração as exigências que cada modelo de veículo normalmente enfrenta.

Atenuar o nível de ruído do motor:

O escapamento deve diminuir a velocidade do fluxo de gases resultantes da combustão. Por meio de tubos perfurados e câmaras nos abafadores e silenciosos que ao longo do sistema de exaustão expandem o volume de gases, mantendo o nível do ruído do motor dentro de limites especificados por lei.

Manter a taxa de contrapressão dos gases:

A taxa de contrapressão é uma especificação da montadora e única para cada modelo de automóvel. Controlar e manter a taxa de contrapressão é fundamental para obter o melhor rendimento do motor no que se refere ao torque, potência e economia de combustível.

Gabarito do conjunto de escapamentos:

Em uma peça do sistema de exaustão o gabarito se dá pela perfeição do roteiro na parte inferior do veículo e de seus perfeitos encaixes com as contra peças, sejam elas genuínas ou originais (intercambiabilidade). Quanto melhor for o gabarito, mais rápido e seguro será o serviço de reparação dos escapamentos ou catalisador, além de proporcionar maior durabilidade a todo o sistema. Todos os escapamentos e catalisadores da marca MASTRA proporcionam uma montagem rápida, segura e confiável. Isto é fruto da experiência no fornecimento direto as principais montadoras do país, associada a tecnologia nos processos de projeto e produção certificados com a ISO 9001:2015.

Diferenciais da Linha:

Gabarito

Aparência

Funcionalidade

Durabilidade

Material Construtivo

Dimensional

Montabilidade

A melhor marca do mercado de reposição