Catalisadores Manifold

CATALISADORES MANIFOLD

O que significa o termo "manifold" ?

Em inglês a palavra manifold significa coletor, ou seja, coletor dos gases de escape do motor. Conforme a legislação de emissões foi evoluindo através do tempo, a necessidade de melhorar a eficácia de conversão de gases tóxicos dos catalisadores foi aumentando. Além de aperfeiçoamento das tecnologias de aplicação dos metais preciosos, na fabricação dos substratos cerâmicos dentre outras, houve também a necessidade de aproximar os conversores catalíticos do compartimento do motor visando acelerar o início das reações químicas (start off). Essa necessidade fez com que os conversores catalíticos se incorporassem aos coletores de gases de escape do motor nascendo assim os modernos catalisadores "Manifolds".

 

A MASTRA desenvolve os manifolds através de sua Engenharia de Projetos e Produtos sempre preocupada com a alta performance de seus produtos, garantindo altos níveis de conversão de gases, sem comprometimento dos níveis de contrapressão, mantendo a originalidade do sistema genuíno e atendendo a legislação vigente.


Como funciona?

O catalisador Manifold constitui-se normalmente por tubos coletores em aço inox, que transportam os gases da combustão em alta temperatura diretamente ao núcleo cerâmico do catalisador. Todos os manifolds ficam instalados dentro do compartimento do motor, exigindo do instalador, conhecimento e habilidade para diagnóstico e substituição da peça. Normalmente possuem conexões para fixação de heat shields (defletores de calor), que protegem componentes periféricos das altas temperaturas resultantes da catálise.

A fabricação dos manifolds exige grande complexidade no projeto, pois qualquer desbalanceamento no fluxo dos gases pode prejudicar o desempenho do núcleo cerâmico, resultando em perda de conversão.

Outro detalhe a se respeitar, é o posicionamento da sonda lambda, cuja função é monitorar a queima dos gases e a conversão do catalisador. Posicionamentos errados, podem causar a desregulagem da injeção eletrônica.

O princípio de conversão dos gases tóxicos é o mesmo dos conversores catalíticos convencionais:

O núcleo cerâmico do catalisador é impregnado dos metais preciosos como Rádio, Platina e Paládio. Os gases tóxicos provenientes da combustão do motor reagem quando em contato com os metais preciosos numa reação termoquímica conforme abaixo:

Reações químicas que ocorrem dentro do catalisador automotivo:

2CO + O2 = 2CO2: Monóxido de carbono mais Oxigênio convertidos em Gás carbônico;

2C2H6 + 7O2 = 4CO2 + 6H2O: Hidrocarboneto mais oxigênio convertidos em Gás carbônico e água;

2NO2 + 4CO = N2 + 4CO2: Dióxido de nitrogênio mais Monóxido de carbono convertidos em Gás nitrogênio e Gás carbônico.

Características Técnicas:

INMETRO

Desde abril de 2010, todos os conversores catalíticos, ou catalisadores, comercializados no Brasil devem estar homologados pelo INMETRO e devidamente identificados com a logomarca do órgão no corpo do produto.


A MASTRA foi a primeira a ter TODA linha homologada pelo INMETRO


Fique de olho!


Catalisador Falso

O falso catalisador apresenta diversas configurações, desde um simples tubo que substitui a cápsula, até mesmo a cápsula original oca, sem o miolo cerâmico. Em qualquer dessas situações a conversão de gases, não ocorre, os níveis de ruído assim como o consumo do combustível aumentam. Deixando todo prejuízo com o dono do veículo.



Quando trocar o catalisador?


O catalisador original MASTRA tem durabilidade de 40.000 km podendo durar mais ou menos dependendo das condições do veículo e da qualidade dos combustíveis utilizados.


Os catalisadores manifolds instalados nos veículos nacionais e importados atendem a fase de eletrônica embarcada conhecida por OBD BR II - On Board Diagnostic - sigla em inglês. No OBD BRII os sensores de oxigênios também conhecidos por sonda lambda auxiliam no controle dos parâmetros do sistema de emissões e quando o catalisador deixa de ser eficaz uma luz indicadora de manutenção (LIM) se acende no painel indicando ao motorista que algo está irregular no funcionamento do veículo. Ao se dirigir a uma oficina especializada a situação do catalisador é diagnosticada através de um scanner automotivo que irá listar os códigos de falha armazenados pela central eletrônica do motor ECU - Engine Control Unit - sigla em inglês.


Volumetria dos Catalisadores devem seguir:

Portaria INMETRO 033/2021