londres-incorporara-tambem-600-novos-onibus-hibridos

Sem catalisadores, veículos poluiriam cinco vezes mais.

londres-incorporara-tambem-600-novos-onibus-hibridos

Com uma frota de 51 milhões de veículos em circulação no País, o uso de tecnologias que atuem na redução do nível de emissão de poluentes torna-se fundamental.

O catalisador é uma delas, sendo peça crucial na diminuição da poluição por veículos automotivos. Segundo dados do livro “25 anos do Catalisador Automotivo e 30 anos do PROCONVE: Uma estratégia de sucesso”, produzido pela Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do Brasil, os carros poluiriam em média cinco vezes mais caso não utilizassem o componente.
 
Atualmente, os níveis de emissão de CO, por exemplo, que são próximos de zero com a utilização do catalisador, ficariam em torno de 5 g/km sem o mesmo. Já em relação ao NOx e ao HC, a diferença encontrada com e sem o uso da peça é de 0 para 0,5 g/km, respectivamente. A eficácia do equipamento garante ainda que os automóveis liberem até menos poluentes do que é exigido por lei.
 
“Esses estudos comprovam que o catalisador automotivo é essencial, principalmente para a saúde da população, mas também para fauna e flora. Ele é responsável por converter até 98% dos gases tóxicos em vapores inofensivos e teve papel importantíssimo na melhoria da qualidade do ar nos últimos 30 anos, desde que o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (PROCONVE) foi implementado”, diz Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore Brasil, fabricante mundial de catalisadores automotivos.
 
A diferença de valores, com e sem o componente, é ainda maior quando analisados dados históricos. De 1992 até 1996, por exemplo, a quantidade de CO emitida pelos automóveis chegaria a quase a 20 g/km sem a utilização da peça. “A evolução dos motores permitiu diminuir esse índice para cerca de 5 g/km, o que tornou possível atingir valores próximos de zero com a aplicação de catalisadores modernos na saída do escape”, explica Blumrich.

2 Comments

  1. JULIO CESAR FERREIRA

    EXISTE UMA LEI COM PENALIDADE DE MULTA EM ESPÉCIE PELA NAO UTILIZAÇAO DO CONVERSOR CATALITICO NO VEICULO? A UM TEMPO ATRÁS RECEBI ESSE INFORMATIVO DA MASTRA DIZENDO OS VALORES DAS MULTA, INFELIZMENTE NAO SEI AONDE SE COLOQUEI O INFORMATIVO, VOCES TERIAM COMO ME DISPONIBILIZAR UM NOVO INFORMATIVO? POR FAVOR, DESDE JA AGRADEÇO.

    TOP CENTER COMERCIO DE AUTO PEÇAS LTDA

    • saberfazer

      Boa tarde Júlio,
      Tudo bem?

      Tivemos um problema com nosso e-mail do site, por isso não retornamos antes.
      A penalidade foi pausada por um período e hoje ela não existe, porém temos uma nova informação que tais penalidades voltarão e o prazo máximo para os donos de veículos se adequarem é até dez/19.
      Ainda temos um tempo, porém não sabemos ainda quais os valores das multas.
      Quando soubermos essa informação divulgaremos ao mercado, para auxiliar todos na nova regra.
      Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição: mariah.jm@cecor.com.br

      Grata,

      Mariah Jambas Madrid
      Marketing
      Mastra

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *