Linha Leve Mastra

Os Sistemas de Exaustão (escapamentos), em condições normais de uso, reduzem a poluição sonora e mantém o bom desempenho do veículo. Com base nisso os escapamentos Mastra são projetados para atender dois requisitos primordiais:

  • Atenuar o nível de ruído do motor;
  • Manter a taxa de contra-pressão dos gases.

O Sistema de Exaustão Automotivo é um conjunto de tubos e abafadores que conduzem os gases produzidos da queima de combustível do motor para fora do veículo.

Sistema de Exaustão completo, conhecido popularmente por escapamentos, surdina, descarga ou bojo.

...A Mastra fabrica escapamentos e catalisadores para reposição automotiva das principais montadoras: Volkswagen, Fiat, Ford, GM, Toyota, Mercedes, Citroen, Honda, Hyundai, Kia, Peugeot e Mitsubishi.

Em sua linha são mais de 2.000 itens entre escapamentos e catalisadores para a maioria dos modelos da frota cirtulante de veículos.

Cada projeto atende rigorosos testes de durabilidade, testes de ruído, contra pressão e análise de gases.

O escapamento Mastra adequado ao seu carro você encontra em nosso catálogo de produtos.

Como funciona

O Sistema de Exaustão Automotivo é formado por quatro partes: Conjunto Dianteiro, Conversor Catalítico ou Catalisador, Conjunto Intermediário e Conjunto Traseiro.

Cada montadora de veículo define o projeto do escapamento baseado nesta configuração, adequando os conjuntos e catalisadores aos espaços no assoalho do veículo.

Por isso o escapamento do Gol, embora tenha a mesma função, não é igual ao escapamento do Palio. Ou seja, cada veículo possui seu próprio projeto de escapamento.

Conjunto Dianteiro

... Constituído por tubos ligados diretamente ao motor, por meio de flanges, pode ter configuração aço comum, galvalume ou inoxidável.

Fica posicionado antes do catalisador e trabalha em altas temperaturas.
Para os veículos com catalisador a Mastra produz este conjunto em aço inoxidável, pois sua maior resistência contra corrosão evita o entupimento do catalisador.

Conversor Catalítico ou Catalisador

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Constituído de uma cápsula formada por corpo de aço inox e núcleo cerâmico envolvido por uma manta expansiva que visa proteger contra quebras.

O catalisador automotivo recebe um banho de metais preciosos que é o responsável pela conversão dos gases.

Fica instalado logo após o conjunto dianteiro ou acoplado ao mesmo.

Conjunto Intermediário

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Conhecido no mercado como abafador, tem a função de atenuar as ondas de alta frequência do ruído e manter a taxa de contra pressão.

 

 

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Conjunto Traseiro

Também chamado de Silencioso, completa as funções do conjunto intermediário e reduz as ondas sonoras de baixa frequência do ruído.

 

Durabilidade

Os escapamentos Mastra tem 1 ano de garantia contra corrosão.


São produzidos com Tecnologia Duramax, com duas chapas de aço galvalume, o que torna a peça mais resistente. A principal diferença deste produto é que uma camada de alumínio e zinco aplicado sobre o aço aumenta sua resistência contra a corrosão. A chapa única recebia tratamento em suas duas faces e isso já ampliava sua resistência, porém a tecnologia Duramax faz isso em dobro.

Gabarito do conjunto de escapamentos

Em uma peça do sistema de exaustão o gabarito se dá pela perfeição do roteiro na parte inferior do veículo e de seus perfeitos encaixes com as contra-peças, sejam elas genuínas ou originais (intercambiabilidade).

Quanto melhor for o gabarito, mais rápido e seguro será o serviço de reparação dos escapamentos ou catalisador, além de proporcionar maior durabilidade a todo o sistema.

Todos os escapamentos e catalisadores da marca Mastra proporcionam uma montagem rápida, segura e confiável. Isto é fruto da experiência no fornecimento direto às principais montadoras do país, associada a tecnologia nos processos de projeto e produção certificados com a ISO9001:2008.

Atenuar o nível de ruído do motor

O escapamento deve diminuir a velocidade do fluxo de gases resultantes da combustão. Por meio de tubos perfurados e câmaras que ao longo do sistema comprimem e expandem o volume de gases, mantendo o nível do ruído do motor dentro de limites especificados por lei.

Manter a taxa de contra-pressão dos gases

A taxa de contra pressão é uma especificação da montadora e única para cada modelo de automóvel. Controlar e manter a taxa de contra-pressão é fundamental para obter o melhor rendimento do motor no que se refere ao torque, potência e economia de combustível.

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